segunda-feira, 3 de maio de 2010

Salve, salve o futebol-arte!

O futebol moleque dos meninos da Vila
Yvan Fialho*

Que lindo! Foi assim que Evaldo José, narrador esportivo da CBN, se referia aos gols do jogo Santos X Santo André, ontem, 2 de maio de 2010, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Fiz questão de destacar a data, porque o Dunga pode se arrepender para o resto da vida se fizer a besteira de não convocar o Neymar e o Paulo Henrique Ganso, do Santos, para a Seleção Brasileira, no próximo dia 11.

Desculpe-me o Evaldo, mas lindo não foram só os gols.

Lindo mesmo foi o futebol moleque (no bom sentido), alegre, rápido, prá frente, sem retranca, aberto e mais alguns adjetivos que só a poesia consegue descrever, que os times apresentaram.

A mágica dos passes do Paulo Henrique Ganso, que trata a bola com uma intimidade de amante. O oportunismo e a precisão dos chutes do Neymar; a velocidade de Branquinho e o vigor de Bruno Cesar, fizeram do espetáculo um show quase circense.

Não faltou nada. Virilidade, catimba, gols, jogadas de efeito. Nada!. Todos os ingredientes estiveram presentes no "show".

Mas tem gente que não gosta de ver o futebol espetáculo dos meninos da Vila Belmiro, como um depoimento do Alê, zagueiro do Santo André, dizendo que o Neymar fazia muita "firula" e que isso não podia acontecer. Pobre Alê, que infelizmente não nasceu nem com a habilidade de Neymar, nem com a humildade dos verdadeiros craques, pois só estes reconhecem o talento em forma de dribles.

Pergunto: É proibido embelezar o futebol? É proibido jogar bonito, resgatando o futebol-arte, tão raro nos dias de hoje, a não ser no exemplo do Messi, no Barcelona? É feio assitir jogadas maravilhosas que encantam a alma e faz bem aos olhos e ao coração? É proibido ser alegre e feliz?

Porque o que o pobre e infeliz zagueiro quer é o futebol-pancadaria, sem arte, sem talento e sem alma. O futebol mediocre que afasta as pessoas dos estádios.

Pois bem, o futebol moleque dos meninos da Vila resgatou o futebol arte no Brasil e encheu os campos por onde passou.

E somente ao iluminados é dado o direito de levar alegria ao mundo. Os meninos da Vila são iluminados.

Espero que o Dunga não seja um admirador do futebol-pancadaria, embora sabemos do seu gosto pela virilidade na marcação.

O Brasil precisa de talento e personalidade para dar sangue novo à Seleção. E isso o Neymar e o Ganso tem de sobra. Viram quando o Ganso assumiu a responsabilidade de não sair de campo, quando o bom Dorival quis substituí-lo?

Ele chamou pra si a responsabilidade e com essa atitude fez o Santos ganhar o título. Atitude! Essa é a palavra que faltou em 2006. Tanto da comissão técnica da CBF como dos jogadores que disputaram o Mundial.

Vamos mudar, Dunga. Renda-se ao talento.

Viva o futebol moleque dos meninos da Vila.
__________________
*é jornalista

Um comentário:

  1. Yvan, simplesmente "Santástico" o texto!
    É bom ter suas sacadas inteligentes agora em blog.
    Um abraço,

    Júlio César

    ResponderExcluir