quarta-feira, 12 de maio de 2010

Copa do Mundo: A Seleção Brasileira

Brasil: A Seleção do Dunga

Nunca houve um técnico de futebol, no comando da seleção canarinho, tão previsível quanto o Dunga. Burro teve, sim. O Parreira. E o Parreira fez escola, cujo aluno mais aplicado é o Dunga.

O grupo convocado pelo técnico para a Copa do Mundo 2010, na África do Sul, é composto por jogadores que tiveram alguma experiência vestindo a camisa da seleção. Não necessariamente que "jogaram" futebol na seleção brasileira. Pois, vestir a camisa amarela da seleção é uma coisa. Agora, "jogar" futebol é outra coisa. Explico: Muita vezes o jogador é escalado para uma partida, veste a camisa da seleção e some em campo. Não joga nada, fica totalmente invisivel no esquema tático do treinador. Se inibe, não diz pra que veio... ou pra que foi.

O time de Dunga tem alguma peças assim. Vestiram a camisa, mas não jogaram e estranhamente foram convocados porque tiveram "brilho" nos olhos.

Se "brilho nos olhos" for credencial pra jogar na seleção, o Dunga deveria convocar os modelos das passarelas de desfiles, pois ninguém carrega mais "brilho nos olhos" que eles...

Na verdade, até entendo a tal "coerência" do Dunga. Mas, pergunto: como alguém que nunca teve um futebol bonito, talentoso e brilhante pode entender o universo inverso da "categoria" de um Neymar, da "classe" de um Ronaldinho Gaúcho e do "talento" de um Paulo Henrique Ganso?
Como alguém que tratou a bola com tanta dureza pode entender um artista da bola que a trata com carinho?

O Dunga sempre foi um jogador mediano, valente, viril, é verdade. Mas, só isso!

O Dunga esteve longe de ser um craque, um mágico da bola que fazia a torcida delirar, como faz o Neymar, o Paulo Henrique Ganso e o Ronaldinho Gaúcho.

Portanto, não vamos pedir mais do que a sua capacidade pode permitir.

O Dunga não convocou os atletas acima mencionados porque não sabe o que é talento. Só sabe o que é força.

Não foi ele mesmo que disse que "futebol é o momento"?

Que momento mais feliz pode viver o futebol brasileiro, senão nos pés desses três jogadores?

Os dois jovens do Santos Futebo Clube que encantam o Brasil, de ponta a ponta, inclusive com reverência dos próprios adversários, que se rendem humildemente à majestade de seu futebol.

E Ronaldinho Gaucho, que jogando no Milan, da Itália, fez uma das melhores campanhas individuais de jogadores brasileiros no "estrangeiro", a ponto de jogadores como Messi, Cristiano Ronaldo e Henri estranharem a sua ausência na convocação.

Esta seleção brasileira é a seleção do Dunga, mas bom seria que a seleção do Dunga fosse a seleção brasileira.

Vamos torcer prá dar certo!

Vamos lá Brasil!

Brasil...sil, sil,sil, sil sil sil, sil, sil, sil!


Nenhum comentário:

Postar um comentário